
ESPAÇO NYAGARA

Esta Casa da Memória tem raízes profundas no longínquo século XIX e no pequeno povoado de Santa Izabel, atual distrito de Abaíba, na área rural de Leopoldina. Ali foi construída a Fazenda Nyagara, berço da família de Ormeo Junqueira Botelho e fonte de muitas histórias.
FAZ
ENDA
NYA
GARA


A Nyagara foi construída por José Ribeiro Junqueira no auge da economia cafeeira no Brasil, por volta de 1869. Em 1875, o acesso à ferrovia imprimiu novo ritmo à produção agrícola e deu ares cosmopolitas à fazenda, conectando-a às novas ideias e costumes que chegavam do Rio de Janeiro, capital do Império e, a partir de 1889, da República.


A queda nos preços do café na virada para o século XX impulsionou a diversificação da produção agrícola e o investimento na criação de gado. A Fazenda Nyagara passou a ser uma das maiores produtoras de leite da região, batendo recordes no fornecimento à Companhia Leiteria Leopoldinense, instalada com o apoio da família em 1911.

O café, o leite, a broa de milho e as conversas na sala de jantar... quantas memórias guardam a centenária fazenda que viu crescer os filhos e netos de José Ribeiro Junqueira e sua esposa Antônia Augusta! As raízes que levam ao passado são as mesmas que alimentam o presente e o futuro.
