
ESPAÇO DE FORMAÇÃO
-
CINECLUBE MÔNICA BOTELHO
Mônica Botelho é uma das mais importantes empreendedoras e incentivadoras de iniciativas culturais de Minas Gerais, sobretudo da Zona da Mata, principalmente no campo do audiovisual.
À frente da Fundação Ormeo Junqueira Botelho, Mônica foi protagonista do processo de criação do Polo Audiovisual da Zona da Mata, que hoje integra produção, formação e difusão, viabilizando dezenas de obras entre curtas, longas e séries, capacitando profissionais e fortalecendo toda a cadeia produtiva regional. O polo continua sendo um modelo para o Brasil por sua ação ousada, contínua e de espírito público.
No mesmo ecossistema, Mônica Botelho foi uma das fundadoras do Cineport – Festival de Cinema de Países de Língua Portuguesa, que em suas seis edições tem ampliado a circulação de cinematografias lusófonas, conectado Minas a circuitos internacionais e revelado novos talentos.
Ancoradas no legado de Ormeo Junqueira Botelho, a dedicada atuação e a visão prospectiva de Mônica possibilitaram a realização de inúmeros programas, projetos e oportunidades para artistas e técnicos. Este Espaço de Formação – Cineclube Mônica Botelho presta justa homenagem ao seu trabalho e trajetória, que constroem o presente do audiovisual da Zona da Mata e lançam as bases do seu futuro.





