top of page

A COLEÇÃO

Uma biblioteca, no âmbito deste projeto compreendida como um conjunto de livros reunidos e organizados em um espaço físico, revela o espírito e as intenções que orientaram sua composição. Títulos, autores, gêneros textuais, edições e recortes temáticos apontam, de maneira subliminar, as referências, as tradições e as posturas culturais e intelectuais de sua formação. Como em um mosaico, cada peça ou exemplar impõe à coleção suas singularidades, afetando e sendo afetado por ideias, narrativas e elaborações, muitas vezes contraditórias e em disputa entre si, que fazem o conjunto e estruturam suas possibilidades de atuação.

 

O Espaço Lya, uma homenagem a Lya Müller Botelho, é dedicado à valorização e à difusão da produção intelectual de autoria feminina em Minas Gerais e à memória do estado, especialmente a guardada pela escrita literária e ensaística, como orienta o escopo curatorial da Casa da Memória de Leopoldina. Assim, sua coleção inicial foi formada por obras atinentes a essas diretrizes, organizadas em cinco eixos interdependentes:

 

1) Livros de arte e de ficção de autoria feminina em Minas Gerais: contos, poemas, romances e obras dramáticas escritas por mulheres que nasceram em Minas Gerais ou fizeram do estado seu lugar de viver e trabalhar, mesmo que a cultura e a história mineira não figurem explicitamente como tema.

 

2) Livros de não ficção de autoras mineiras: ensaios, artigos e reportagens longas escritas por mulheres que nasceram em Minas Gerais ou fizeram do estado seu lugar de viver e trabalhar, mesmo que a cultura e a história mineira não figurem explicitamente como tema.

 

3) Obras teóricas sobre a escrita de mulheres no Brasil, com ênfase em Minas Gerais: livros que registrem e difundam a atuação das mulheres, especialmente as mineiras, no campo editorial.

 

4) Obras sobre a história e a produção artística e cultural da Zona da Mata: livros que registrem a história e a memória cultural das cidades da Zona da Mata.

 

5) Obras literárias e ensaísticas, de caráter memorialístico, sobre Minas Gerais: contos, ensaios, poemas e romances que, direta ou indiretamente, versem sobre as características, a cultura, as tradições e os modos de vida do povo mineiro.

 

Sem recorte temporal definido e limitada pela disponibilidade de obras para aquisição no mercado editorial brasileiro, a pequena, mas pujante, biblioteca do Espaço Lya se apresenta, desde seu desenho inaugural, como uma coleção em formação, que pode se desenvolver e se desdobrar em ações as mais diversas – leitura, pesquisa, publicações, eventos –, firmando-se como um importante dispositivo de resgate, preservação e promoção da escrita e da atuação intelectual das mulheres mineiras, incluídas as vindas de outros lugares que fizeram sua vida no estado, e da memória da Zona da Mata e de Minas Gerais.

bottom of page